Antes do Tesla Model S e sua 5000000000 dólares gigafactory fábrica de baterias, houve o EV1 da GM: o primeiro carro elétrico produzido em massa, para pessoas que queriam poder deixar de ir aos postos de gasolina.


World News Videos | ABC World News

O ano era 1996 e a General Motors lançou o carro elétrico e foi como a Califórnia tentou reduzir as emissões de gazes produzidos pelos automóveis. O carro para duas pessoas tiriram de ser recarregado a cada 90 milhas para dirigir nas estradas, e 70 milhas da cidade. Naquela época, não se tinha os cada vez mais comuns carregadores de carro elétrico nas cidades como nos dias de hoje. Hoje, O Model S sedan totalmente elétrico da Tesla pode ter um alcance de 430Km graças a sua grande bateria.

111

O EV1 foi disponibilizado somente na Califórnia e Arizona, uma vez que o frio de outros Estados era prejudicial as baterias. Você não podia comprar um, só podia aluga-lo pelo valor de 500 dólares por mês.

O carro EV1, foi o primeiro de seu tipo, não era sustentável para a GM. O Primeiro veículo totalmente elétrico da empresa norte-americana foi produzido apenas por três anos, de 1996 a 1999. O A GM Produziu apenas 1117 unidades

112

Um ano após  o lançamento do EV1, a toyota lançou o hibrido Prius que acabou se tornando imensamente popular.

Kevin Kelly, gerente de Eletrificação da GM “Tecnologia das Comunicações”, disse que a GM descontinuaria o programa EV1 devido ao volume de vendas muito baixo.

No presente a GM conta com tres carros elétricos na sua linha: o Chevrolet Volt, Chevrolet Spark EV e Cadillac ELR. A GM planeja estrear a próxima geração do Chevrolet Volt no Salão Internacional do Automóvel da América do Norte em Detroit, em janeiro.

Alguns analistas acreditam que os veículos elétricos da GM não competem diretamente com o Tesla Model S, que é considerado um luxo, veículo com preços mais elevados cerca de US $ 80.000 ou mais dependendo dos opcionais.

Com o lançamento do carro com menor preço do Tesla, previsto para o próximo ano (Tesla X) o carro elétrico pode tornar-se ainda mais popular.

Tesla X