ATENÇA; ESTE É UM PROJETO INICIAL QUE PODERÁ SER MODIFICADO ANTES DA INSCRIÇÃO DAS EQUIPES.

Corrida das escolar de são José dos campos de Carros movidos a energia elétrica.
O que é a VE SJC CHALLENGE ?
Trata-se de uma corrida de carros movidos a energia elétrica.
Mais que uma competição o que se pretende é despertar consciências para as potencialidades da energia eletrica. É uma oportunidade para todos os alunos de escolas publicas terem acesso a novas tecnologias e ajudarem a contribuír para a evolução desta tecnologia de mobilidade ecológica. Todos os que quiserem assistir a este evento ambientalmente relevante serão bem vindos a entrada é livre e gratuita.

Onde e quando
A VE Challege irá decorrer em uma data e horário a ser definida na pista de atletismo do certo desportivo Joã do Pulo no Jardim satélite em são José dos campos SP
download

Quem pode participar?
Podem participar Da corrida todos os alunos de escolas publicas de 5° a 8° séries, Apenas terão que criar uma equipa e construir o seu carro elétrico. A organização da VE-Escolas está disponível para dar alguma ajuda nesta matéria. Cada equipa pode concorrer com um ou mais carros, quer na mesma categoria ou em categorias diferentes. Quer as inscrições quer a participação na corrida são gratuitas.

Quem pode pilotar o carro ?
Os pilotos terão que apresentar documentos de matricula nas escolas e prova de frequência, no caso de serem menores terão que ter uma autorização dos pais ou respondavel. É obrigatório o uso de capacete, é permitido o uso de capacete de bicicleta ou de skate.

Como será a corrida ?
A corrida será realizada na pista de atletismo (tartam) em circuito fechado por questões de segurança. Cada carro terá que fazer (por exemplo) 5 voltas na pista no menor tempo possível, o tempo será cronometrado pelos comissários de pista. O melhor tempo de cada carro será afixado num placar pelos comissários de pista. Cada equipa poderá tentar melhorar o seu tempo quantas vezes que quiser, dentro do tempo total da corrida que será de 1,30H. Por questões de segurança serão apenas permitidos 3 carros na pista em simultaneamente. No final do tempo total da corrida, (1,30h) será considerado para a classificação geral o melhor tempo que cada carro realizou.
Todos terão um premio simbólico e um diploma atestando a sua participação neste evento ecológico.

Características dos carros
Todos os carros terão que ser movidos a energia elétrica, podendo usar baterias auxiliares fornecidas pela organização, no entanto haverá duas categorias de carros, a formula A, e a categoria livre.

A formula A
Na formula A, só serão permitidas baterias de P/b chumbo/acido (fornecida pela organização) dimensões aproximadas, comprimento 150mm, altura 95mm, largura 65mm referimo-nos ás comuns baterias tipo 12V 7A, ligadas em serie. Dentro desta formula haverá várias categorias diferenciadas pela voltagem de funcionamento do carro, 12V , 24V,36V,48V,60V etc.
As baterias utilizadas no inicio da corrida, não poderão ser substituídas por outras nem carregadas externamente, só serão carregadas pelo painel solar do próprio carro.
Caso alguma bateria se danifique durante a corrida e precise ser substituída, a equipa terá que pedir uma nova para a organização.

Categoria livre
Nesta categoria não há restrições ao tipo de bateria nem á sua potencia. Apesar de nesta categoria não haver restrições á criatividade, os participantes não deverão esquecer a segurança até mesmo porque cada equipa será responsável por qualquer dano ou acidente provocado pelo seu carro. Em ambas as categorias, quer na formula A, quer na categoria livre, haverá restrições ás dimensões e peso dos veículos.
As dimensões máximas dos veículos não deverão ultrapassar 1,8m de largura e os 3,5m de comprimento, e o seu peso não deverá ultrapassar os 100Kg com o piloto.
As equipas deverão ter em conta que o carro deverá ser o mais leve possível. A finalidade do carro é apenas transportar o piloto com a energia das baterias. Quanto mais leve for o conjunto carro/piloto menor será o esforço feito pelo motor para locomover o veículo logo o consumo será mais baixo. Outros pormenores a serem levados em conta é diminuir ao máximo o atrito dos pneus ao piso e melhorar a aerodinâmica, todos os pormenores contam para que o carro solar seja o mais eficiente possível.
Reserva-se o direito á organização da corrida a fazer uma pequena inspeção previa aos carros para se certificar que os carros cumpram as regras do regulamento.
Em qualquer das categorias condensadores ou capacitores estão proibidos.

Patrocínios
As equipas se assim o entenderem, poderão angariar patrocinadores e colocar a sua publicidade nos seus carros sendo essa publicidade da sua responsabilidade. Apenas terão que reservar um espaço de cada lado do carro aproximadamente 120mmX120mm para ser colocado o nº do seu carro e o adesivo da organização.
Caso alguma empresa ou entidade queira patrocinar o evento poderá contactar a organização através dos contatos abaixo indicados.

Inscrições
As inscrições serão abertas imediatamente apos o regulamento ser aprovado mela comissão de segurança do evento.
As equipas interessadas em participar poderão se inscrever bastando para isso enviar um e-mail para os endereços de e-mail abaixo indicados com o nome do responsável da equipa e nome do piloto (caso já esteja definido) , seu contacto é importante para podermos enviar toda a informação da corrida.

evtvbrasil@hotmail.com

Aqui ficam algumas fotos e um vídeo da corrida realizada no ano passado em Portugal.
informações sobre o evento
Contactos: vssolarpaulo@gmail.com vs.solar.challenge@gmail.com T.965055436
Postado por Paulo Carvalho 3-2-2016
Para saber mais sobre a VS-SOLAR clic neste link http://vssolar.blogspot.com

DSC_0584DSC_0506DSC_0307 (1)DSC_0247DSC_0093DSC_0045DSC_0027DSC_0018DSC_0015

Carros elétricos para a corrida
Cada equipa pode construir o seu carro elétrico e inscreve-lo na categoria em que se enquadra, formula A, e voltagem de funcionamento, ou na categoria livre.

Caso uma equipa queira concorrer e não tenha carro, a VE – Brasil podera construir e vender um carro solar.

DSCF1378 (1)
Este modelo de 3 rodas pode ser vendido em 3 potencias diferentes de 300W/24V de 300w/36V e de 780W/48V qualquer destes modelos podem ser inscritos na formula A, a mais eficiente.
Podem ser vendidos completos, ou sem baterias e sem o painel, para que a equipa que o adquirir possa completar o carro com o painel que quiser.

DSCF1015DSCF1028

Em breve iremos disponibilizar mais informação.

Gostou Compartilhe!