Em 1897, os primeiros táxis elétricos já andavam em New York City. Em 1900, automóveis elétricos correspondiam a cerca de um terço dos carros conduzido em Boston, Chicago e Nova York. As vendas de carros elétricos atingiam o pico em 1912, mas durante a década de 1920 eles deixaram de “ser comercialmente viável”.
Este raro 1907 Columbia Park Surrey, do Museu Henry Ford, lindamente mostra o luxo dos primeiros carros elétricos. É o único conhecido considerado um sobrevivente contra a perseguição dos barões do petroleo da época, está em condição de pleno funcionamento. Desde a sua restauração em 1990, é utilizado hoje apenas em exposições, mas, na sua época ele era “inigualável …. para todas as diversas necessidades de serviço de transporte privado.”
O conforto do seu interior, juntamente com suspensão de molas elíptica e sem nenhum barulho, odor ou vibração. Feito pela “Columbia carros elétricos” Especialmente atraente. Em 1907 podia-se comprar um Columbia Surrey zero Km por US $ 1,500 – 1,700 dólares, ele vinha ainda equipado com um conjunto completo de ferramentas. Em comparação, carros a gasolina eram vendidos por cerca de metade desse preço ou menos, oque contribuiu para uma eventual estinção dos carros elétricos na época.
O nome Columbia desapareceu em 1913, mas vive com este elegante 1907 Parque Surrey.