O fabricante britânico de componentes GKN apresentou um novo protótipo elétrico que é baseado no Jeep Renegade atual e que serve ao propósito de realizar os pertinentes testes de desenvolvimento dos diferentes elementos e sistemas elétricos que o compõem.
Esse novo protótipo segue o rastro do veículo já apresentado pela mesma empresa no ano passado, embora este conte com um trem motriz elétrico dianteiro muito inovador, equipado com um novo sistema de transmissão de 2 velocidades e um melhorado sistema de vetorização de torque, de modo que é o primeiro de sua classe a contar com esses elementos.
O protótipo do ano passado recebia a denominação GTD18. Era baseado em um Mercedes-Benz A Class e já contava com a versão anterior da nova transmissão eTransmission de 2 velocidades.
O novo protótipo da GKN conta com a última evolução de seu trem motriz elétrico e sua inovadora transmissão ‘Seamless Shift’ eTransmission de 2 velocidades, que permite aumentar consideravelmente a faixa de autonomia do modelo. O motor de combustão original do Renegade foi substituído por um motor elétrico da GKN que entrega 163 cv (120 kW) e que é capaz de alcançar um pico de torque de 3.500 Nm, mas o seu sistema de vetorização de torque baseado em duas embreagens é capaz de enviar até 2.000 Nm a uma só roda se for necessário.
Embora a empresa não tenha revelado, a GKN conta com a colaboração do Grupo Fiat Chrysler Automobiles, como demonstra a cessão do modelo da Jeep para esse novo protótipo.
A GKN é uma peça muito importante dentro dos planos de eletrificação do grupo FCA, que precisamente acaba de confirmar um imenso orçamento destinado ao desenvolvimento e criação de inúmeras versões eletrificadas.
Texto original : http://planetcarsz.com/artigo/prototipo-do-jeep-renegade-eletrico-preparado-pela-gkn-e-o-adiantamento-do-futuro-4×4-zero-emissoes