Cada vez mais presentes nos nossos mercados, os carros elétricos são hoje uma alternativa viável para viajar. Sendo cada vez mais aceites, as suas vendas têm aumentado e estão já a contar como uma categoria com expressão.
Os dados referentes às vendas por cada pais mostram que os veículos elétricos representam já uma fatia significativa das vendas. Vamos ver como estas estão a implementar-se e a ter impacto positivo.
Não tem sido simples a adesão dos consumidores aos carros elétricos. Foram necessários 5 anos para que fosse ultrapassada a barreira da venda do primeiro milhão de elétricos. Curiosamente esse valor foi igualado em apenas 6 meses em 2018.
Também o Model 3 da Tesla teve um ano de 2018 impressionante, ao ultrapassar a marca dos 100 mil carros vendidos em apenas 1 ano. Esta marca histórica deverá também ser ultrapassada 2em 2019 pelo LEAF e pelo BAIC EC-Series.
As vendas de carros elétricos têm crescido
Estes números têm sido revelados em países como a Noruega, onde as vendas de carros elétricos chega já aos 50% de todo o mercado. Resulta de políticas nacionais e que juntam apoios estatais com outras propostas. É desejo da Noruega que em 2025 todos os carros vendidos no país sejam elétricos.
Mas este é um caso único, que felizmente tem repercussões nos seus vizinhos. Com valores bem mais baixos, temos a Islândia, a Suécia, a Holanda e a Finlândia. Em conjunto com a Noruega estes países representam apenas 0,5 da população mundial.
O caso português e a sua posição nesta lista
Portugal está presente nesta lista de vendas com 3,4% das vendas de elétricos no seu mercado. Mesmo não sendo um valor elevado, mostra que o nosso país está à frente de países muito mais ricos e com mercados muito maiores.
Estes valores mostram, sem qualquer dúvida, que o futuro está mesmo nos elétricos e que o mercado já se está a adaptar. As percentagens que ocupam já as suas vendas são prova de que vão crescer e tornar-se na principal proposta que vamos encontrar nas nossas estradas.
fonte original: PPLWARE